sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Retrospectiva XIII Congresso Luterano




Nos dia 05, 06 e 07 de Setembro foi realizado mais um grande encontro da familia Cristã, no centro de eventos Mardunas, o motivo dessa festa foi o 13 º Congresso Luterano do Distrito Verdes Mares!!!
Depois dos abraços acalorados, os beijos cheios de saudades e das declarações de amor realizadas na recepção dos congressitas, foi a vez do culto. A nossa bandeira nacional veio guiando as bandeiras dos Departamentos. O Pr. Airton S. Schroeder foi o pregador e os demais pastores os liturgistas. Saimos do local do culto já depois da uma da tarde. Recebemos, no entanto, forças de Deus para ainda tirarmos várias fotos, de onde sairia a Foto Oficial do Congresso, por todos recebida ao final.
Depois de uma bela refeição, pela qual todos ansiavam, fomos conhecer um pouco mais dos participantes. Descobrimos aqueles que nos completavam (o leite do cuzcuz, o queijo da goiabada...) e nos fizemos passar por eles. Conhecendo-nos um pouco mais, não eram necessários grupos de uma única cor. Melhor era misturar todo mundo e perceber no final que não podem haver apenas um pequeno grupo ganhador, pois a união que Cristo nos dá faz-nos todos sermos vencedores! A vitória da união estendeu-se para a noite, quando a 1º Noite Cultural teve lugar. Muitos cantos onde todos estavam misturados! Recife e Fortaleza trouxeram-nos suas peças para refletirmos na Palavra de Deus. Finda a Noite Cultural, todos ficaram livres para assistirem o jogo Brasil X Argentina, aquele saudoso 3 a 1!
Tão inspirador foi este jogo que logo de manhã (5 da matina) quis-se reproduzir a façanha brasileira. Enfim, tivemos mais um dia para estarmos unidos. Primeiro, um café esperto. Em seguida, Recife realizou um animada devoção com perucas coloridas fazendo-nos entender que somos ferramentas importantes para o trabalho do Senhor. O nosso Palestrante, engraçado e brincalhão além, é claro, de muito pequeno, Luizão, refletiu junto com todos a respeito do tema do congresso: "União - Um Desafio Contínuo". Ele nos fez entender a importância e a necessidade de estarmos todos juntos. Logo em seguida cada liga (jovens, servas) discutiram seus próprios assuntos em separado observando as perspectivas e avaliando o trabalho de cada uma delas.
Mais uma vez: O momento de integração no refeitório! Grande troca de conhecimento, de experiências. Tivemos ainda a insquecível apresentação do baú aberto. Lembra aqueles velhos e empoeirados artigos que foram adquiridos em congressos anteriores? Pois é, nada como rememorar grandes acontecimentos! Mas não dava pra ficar sempre no refeitório. O dia estava muito quente e merecia um banho de piscina! É verdade, houve quem preferisse jogar ping pong, sinuca, totó, vôlei... O importante mesmo era aproveitar o espaço e as companhias que o Senhor tinha nos concedido.
A 2° Noite cultural foi muito animada. Louvor, animação, todas as congregações participando ativamente... A noite só estava começando! As peças foram encenadas por Campina Grande, João Pessoa e Natal. Para quem não conseguia ficar parado a opção era a festa do Ipod. Já para aqueles que queriam algo mais tranquilo a opção era o "Forró Animado lá no Lago"
Não posso deixar de divulgar o XII Congresso Mirim de Natal que foi ralizado em paralelo ao nosso. Apenas um dia e uma certeza absoluta: aquelas crianças podem até vir a esquecer algumas coisas que elas aprenderam ali, afinal, a memória é construída com lembranças e esquecimentos. Quando, porém, falarem nesse congresso, o sentimento permanecerá o mesmo.
Bem já estava chegando o último dia do evento. Os sentimentos se misturaram; felicidade por tudo que vivemos e aprendemos e saudades dos velhos amigos que reencontramos e também dos novos amigos que encontramos.
O dia ainda contou com devoção, apresentação das músicas desenvolvidas pelas congregações, e o Culto de encerramento. Este contou com uma figurinha que não faltou nesse congresso: a UNIÃO! Pois o que verdadeiramente importa é estarmos todos unidos louvando e adorando o nosso Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário